Conceitos e Práticas

Memória Empresarial

Centros de Documentação e Memória (CDMs)

Como implantar projetos de memória empresarial

Aniversários “redondos” de fundação da empresa, inaugurações, homenagens… São situações em que o gestor se vê diante da necessidade de iniciar projetos de memória empresarial e nem sempre consegue identificar as diferentes possibilidades existentes.

É comum que a solução encontrada seja paliativa. Uma editora competente pode fazer um belo livro, aquele funcionário antigo reúne velhos documentos e fotografias para uma exposição, gravam-se algumas entrevistas com a “prata da casa”, contam-se “causos”, organiza-se uma grande festa. Passado o evento, é só esperar o próximo aniversário, inauguração, homenagem… para começar toda a correria de novo. E perde-se a oportunidade de iniciar um projeto consistente de memória empresarial!

O mesmo pode acontecer quando a principal demanda é a organização de documentos. A falta de controle sobre o que já foi produzido – mesmo que não tenha sido no passado mais remoto (onde está aquela foto do relatório do ano passado? Onde está a autorização de uso da imagem?) – ou ainda o acúmulo excessivo de documentos, são situações que podem levar o gestor a tomar decisões nem sempre acertadas.Afinal, comprar uma ferramenta de banco de dados resolve só em parte o problema, já que para seu bom

funcionamento é fundamental antes estruturar a informação. Caso contrário, é como comprar um armário sofisticado e simplesmente empilhar tudo lá dentro.

Para avaliar os melhores caminhos para desenvolver um projeto de memória empresarial é preciso iniciar com uma bem fundamentada análise de demandas de curto, médio e longo prazos e entender que a dinâmica de um projeto deve considerar um plano geral de trabalho, com fases, metas e avaliações parciais. Ainda que a demanda indique, por exemplo, que o produto visado é um livro e não um projeto mais amplo, o processo de concebê-lo, a pesquisa, a mobilização do público interno e todos os outros aspectos envolvidos devem resultar em um ciclo virtuoso de reflexão sobre a trajetória do empreendimento. O bom livro será, então, apenas a parte visível de um processo de autoconhecimento.

Não hesite, portanto, em destinar algum tempo ao planejamento minucioso do trabalho e conte com a orientação de profissionais especializados desde o primeiro momento. Para começar, considere as etapas resumidas no diagrama abaixo e bom trabalho!

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